Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra do Gago

Ampliar imagem Pedra do Gago
Pedra do Gago.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Pedra do Gago
Morro do Gago.
Foto: André Ilha
Pedra do Gago
Cadastrada por: André Ilha, em 19-12-2022 às 18:33
Descrição: No sopé da Serra de Bangu encontra-se o Morro do Gago, uma elevação de relevo suave, parte coberta por mata, parte por capim. Na sua vertente sul há um imenso boulder que foi batizado de Pedra do Gago, originalmente subido por moradores locais por uma curta via de escalada com recursos improvisados.
Antes um local de acesso tranquilo, agora um morador abaixo, alegando bagunça feita por rapeleiros, tenta impedir o acesso a ela. Procure se informar a respeito antes de tentar chegar à Pedra do Gago, para evitar problemas.
Como chegar à base: Uma vez na localidade do Rio da Prata, em Campo Grande, siga até o final da Rua Soldado Antônio da Silveira e estacione próximo ao Bar do Zezinho, um local bastante conhecido na região, que lota nos finais de semana, especialmente no verão, por estar bem próximo aos primeiros poços do Rio da Prata. A parte final da rua é de terra e bem esburacada. Suba então a íngreme rampa com piso de cimento à direita do bar e continue em frente por um caminho largo e plano.
Pouco antes de uma pequena ponte de cimento, pegue uma trilha descendente à esquerda e dobre novamente à esquerda (à direita segue para um poço). Passe por dois marcos de ferro (com os dizeres “PI” e “1916”) da antiga Cia. Progresso Industrial do Brasil e por um curto charco, atravesse um pequeno bananal e desça em direção ao rio, junto a um bambuzal.
Atravesse o rio e continue do outro lado, acompanhando a margem direita por algum tempo num sobe-e-desce, e depois suba à direita até chegar a uma clareira com uma grande pedra. Em vez de continuar em frente, vire radicalmente à direita e suba por uma trilha bem definida. Ao chegar a um tanque de cimento, continue por uma picada bem mais íngreme e fechada e, ao chegar sob a Pedra do Gago, abandone a trilha e suba sem caminho definido até a base da parede em poucos minutos.
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)
Coordenadas: -22.911847121099175,-43.49450323710375
Encontrou algo errado? Clique aqui

Vias cadastradas neste local (1)